Muitos cães tendem a ter problemas de alergia e que pode ser provocado por vários fatores. Um dos tipos mais comuns, por exemplo, é a dermatite alérgica, que ataca, geralmente, cães que moram em apartamento.

Além disso, qualquer coisa que provoque alergia no seu melhor amigo é conhecido como alérgeno, que é a substância responsável pela alergia.

 

O que é a alergia?

A alergia pode ser considerada como uma reação do sistema imunológico do cão devido ao contato com algum tipo de alérgeno. O tipo de alergia é muito variável e quanto mais contato com a substância o cachorro tiver, mais intensa será a alergia, que pode ser detectada por meio de várias maneiras. Por exemplo, em muitos casos a alergia é manifestada através de dermatite, e neste caso é comum o cachorro desenvolver coceira, vermelhidão na pele, entre outros sintomas. Por isso, é fundamental que você observe sempre a pele do seu cachorro e o seu comportamento.

 

Causas comuns da alergia

As causas mais comuns de alergia são as relacionadas a ingestão de algum tipo de alimento (leite, ração, etc), picada de pulga, atopia (alergia que não tem uma determinada causa), plantas, produtos de limpeza, tecidos (lã, poliéster, etc), vermes, medicamentos, entre outros. Desta forma, existem fatores que podem desencadear alergias no seu melhor amigo, ou seja, causas internas ou externas.

Você sabia que a ansiedade de separação pode provocar alergia no seu melhor amigo? Ansiedade de separação pode ser definido como um conjunto de comportamento que o cão apresenta quando ele fica sozinho em casa muito tempo sem o dono. Neste caso, o cachorro costuma uivar, chorar, latir de forma excessiva, não se alimentam, ficam tristes e deprimidos, entre outros.

 

Meu cachorro esta com alergia, e agora?

Notou qualquer sintoma (coceira, pele vermelha, entre outros) no seu melhor amigo? Então, leve-o ao veterinário. Existem exames específicos para tentar detectar a substância que esta provocando a alergia no seu melhor amigo. Além disso, é importante investigar e tentar descobrir a causa ou se é alguma outra situação como, por exemplo, sarna, dermatite por lambedura, entre outras.

Portanto, é fundamental que você tente descobrir o que pode estar provocando alergia no seu melhor amigo. Será que pode ser algum produto de limpeza que é usado na casa? Você tem o hábito de lavar a roupa do seu cachorro usando sabão em pó? Neste exemplo, o cachorro pode ter alergia a sabão em pó. Por isso, leve o seu cão ao veterinário, para que ele possa te orientar da melhor forma.

O seu cachorro já teve alergia? Conte para a gente!

Pet Life Club
Na Pet Life Club, os cães permanecem soltos em tempo integral, em um ambiente recheado de atividades recreativas e aumigos para o seu pet socializar

Envie um Comentário